Entre em contato: +55 (43) 3372-1111

BLOG

Expogenética 2019 é lançada oficialmente em Uberaba

Programação começa no dia 17 de agosto, no Parque Fernando Costa. A expectativa é que a exposição movimente mais de R$ 35 milhões.

A 12ª edição da Expogenética foi lançada oficialmente em Uberaba. A exposição começa no dia 17 de agosto no Parque Fernando Costa. Neste ano, palestras técnicas e valorização do melhoramento das raças zebuínas são destaque da programação da exposição que continua a celebração do centenário da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Durante o lançamento, o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, disse que os avanços na era Genômica e os desafios do setor serão os principais temas da pauta de discussões com palestras e workshop com participação de especialistas renomados. 

"A Genômica está trazendo novos caminhos para os trabalhos de melhoramento genético. Nas raças zebuínas, conseguimos avançar oficialmente neste processo nos últimos dois anos com o nosso projeto e a genotipagem dos primeiros animais. Mas tudo ainda é novo e as possibilidades que o mapeamento genômico oferece são gigantes. Por isso, é tão importante debatermos para conhecer mais sobre a ferramenta, onde poderemos chegar e quais os próximos passos", acrescentou. 

Segundo a ABCZ, até a primeira quinzena de maio, mais de 87,5 mil animais foram genotipados no banco de dados da associação. A previsão é de que, até o fim deste ano, essa quantidade ultrapasse 100 mil. 

Considerando esses dados, durante a Expogenética será lançado o segundo Sumário de Touros Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ)/Geneplus, desenvolvido pela ABCZ em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Durante a exposição também serão apresentados os sumários de diversos outros programas. 


Animais e concurso leiteiro 

As inscrições de animais para Expogenética vão até o dia 31 de julho. Dos 39 pavilhões disponíveis, 36 já estão ocupados, o que representa um aumento em relação a 2018, quando 30 pavilhões foram ocupados.

Ao todo, 168 zebuínos das raças Brahman, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã já participam do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens 2019 (Pnat), na Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). Segundo a ABCZ, o número é 50% maior do que o registrado em 2018. 

Metade dos animais que participa dessa prova segue para a Expogenética, onde será avaliada por técnicos e criadores, classificando ao redor de 22 novos touros para distribuição de sêmen a rebanhos colaboradores do PMGZ por todo país. 

Já as inscrições do 6º Concurso Leiteiro de Fazenda vão até a próxima sexta-feira (19). Até o momento, o concurso já tem 24 fêmeas inscritas. A prova será realizada na Fazenda Experimental da ABCZ - Orestes Prata Tibery Júnior. 

Desta vez, o período total do concurso será de 20 dias, sendo 15 dias de adaptação e cinco dias de concurso efetivo, com duas ordenhas diárias, e término no dia 9 de agosto. A premiação, que vai ocorrer durante a Expogenética, vai levar em conta o Leite Corrigido para Sólidos Totais (LCST). 

Expositores

A ABCZ informou que, até agora, mais de 40 empresas confirmaram presença para esta edição da Expogenética. Além da mostra de biotecnologias para melhoramento genético, os visitantes vão conferir novidades em equipamentos para uma pecuária ainda mais eficiente como ferramentas para implantação de sistema energia solar, para pesagem, troncos, balanças, e soluções em nutrição e controle de pragas. 

Dentro da Expogenética também será realizada a 2ª edição da ExpoMaq – Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas, onde serão apresentadas as novidades em máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. A expectativa dos organizadores é que sejam movimentados mais de R$ 35 milhões até o dia 25 de agosto.